As misteriosas bonecas de pano possuídas na Indonésia

 

As misteriosas bonecas de pano possuídas na Indonésia



A Indonésia é uma terra cheia de mitos e lendas. Muitas dessas histórias tradicionais se concentram em espíritos que se relacionam com objetos inanimados, outras nos falam sobre todos os tipos de entidades estranhas e fascinantes. Um dos seres sobrenaturais mais estranhos da Indonésia, especialmente a ilha de Java, é uma entidade em miniatura parecida com uma boneca comumente conhecida como Jenglot. A descrição típica dessas criaturas é que elas se parecem com uma pequena boneca viva. Ela tinha apenas alguns centímetros de altura, com a pele escura e enrugada. Ela tem muitas características humanas, embora esses membros sejam muitas vezes enrugados e deformados. Ela tem presas, cabelos longos e garras enormes. De certa forma, eles se parecem com múmias vivas, e suas origens são bastante sombrias.



As lendas sobre essas criaturas são relativamente recentes, datando dos anos 1970 ou 1990, dependendo da fonte. Acredita-se que seja invocado através de um ritual místico realizado por um xamã local. Em algumas tradições, diz-se que essas entidades assustadoras parecidas com bonecas são seres humanos que buscam a imortalidade através da meditação (Ilmu Bethara Karang, The Path to Immortality). Infelizmente, viver neste estado para sempre significa que eles só podem agir como ghouls. Uma vez mortos, seus corpos encolhem e se erguem de seus túmulos como se a terra os rejeitasse. Uma vez convocados, eles obviamente não podem se mover por conta própria. Eles são movidos por magia negra e são capazes de deduzir o poder de seu novo mestre. Um médico islâmico chamado Muhammad Syakir Muhammad Azmi disse sobre Jenglot:



“  Sozinho, o jenglot não tem poder e nada mais é do que um brinquedo típico que não pode se mover sozinho. É somente quando a magia negra é usada, realizando um certo ritual no jenglot, que, segundo o mito, um jenglot pode servir ao seu mestre para vários propósitos, inclusive para proteger alguém , tornar uma pessoa mais bonita ou arrojada . lançar um amuleto que traga sorte ou se vingar de um inimigo. »

Uma vez convocados, os Jenglot são supostamente mantidos pelo xamã como servos ou soltos na natureza, onde viverão no subsolo ou em troncos de árvores. Se a criatura deve ser mantida, diz-se que ela é alimentada com sangue, algumas gotas por dia, e mantida em uma caixa preta especial. Ele permanece sem vida a menos que seu mestre o chame, sendo o sangue a chave para trazê-lo à vida. Diz-se que alimentá-lo com sangue é muito importante para quem quer controlar um Jenglot. De fato, se não for alimentado diariamente, atacaria seu dono e aqueles ao seu redor. Essa falta de comida os deixa loucos e particularmente perigosos. Os Jenglot são geralmente vistos como abominações repugnantes à terra e à vida.

Pode parecer pura superstição e folclore, mas tem havido muitos supostos cadáveres de Jenglot vendidos no mercado. Eles geralmente são bonequinhos de aparência muito estranha, feitos de cabelo, pele e quem sabe o que mais. Como diz a lenda, eles geralmente vêm em caixas de presente pretas e, embora pareçam ser vendidos principalmente como um produto de entretenimento, muitas pessoas afirmam que é muito mais do que isso. As pessoas que os compraram disseram que seu Jenglot saiu da caixa sozinho antes de ser encontrado em algum lugar da casa. Em alguns casos, sua caixa também seria encontrada em outros lugares.

Esses Jenglots supostamente mortos também foram objeto de inúmeras exposições, que procuram apresentá-los como objetos verdadeiramente misteriosos, geralmente espécimes que teriam sido mortos por privação de sangue, embora muitas vezes pareçam ainda estar vivos. Às vezes, esses cadáveres podem ser particularmente caros. Em 2019, um deles foi liberado, no valor de RM20.000. Alguns estudos científicos foram feitos em alguns desses restos e verifica-se que o cabelo é de origem humana. Esses Jenglots seriam, assim, falsos espécimes moldados artificialmente, da mesma forma que as famosas " sereias de Fiji ".feito da parte superior do corpo de um macaco com um rabo de peixe costurado, muitas vezes com tanta engenhosidade e habilidade que é uma decepção indistinguível.

Sejam reais ou não, os espécimes de Jenglot se tornaram muito populares entre os colecionadores paranormais, e muitos moradores ainda acreditam neles. Os verdadeiros crentes, e aqueles que viram essas coisas em ação, dizem que, mesmo que sejam brinquedos feitos pelo homem, ainda possuem poderes sobrenaturais dentro de si.

Considerando que existem muitas bonecas assombradas neste mundo, não é difícil pensar que um objeto composto por diferentes partes e cabelos humanos possa estar possuído por espíritos malignos ou seguindo um ritual de magia negra.

O que há com esses perturbadores Jenglot? Ou é apenas uma lenda urbana relativamente recente alimentada por histórias que circulam na internet? É difícil dizer, mas ainda fornece uma visão interessante do folclore assustador e das tradições estranhas deste país asiático.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem