Tumbas misteriosas de gigantes descobertas na Sardenha

 

Tumbas misteriosas de gigantes descobertas na Sardenha



Durante a Idade do Bronze, por volta do século 18 aC, uma misteriosa civilização Nuragic governou a ilha mediterrânea da Sardenha. Esta cultura perdida continuou na época romana. Eles chegaram à ilha em 238 aC, após o que a misteriosa civilização de repente caiu na obscuridade e desapareceu. A civilização Nuragic não deixou nenhuma história escrita de seu povo. No entanto, também existem relatos romantizados e exagerados escritos pelos gregos e romanos. Ainda assim, o mistério permanece em grande parte intrigante.


Um dos únicos legados que deixaram em seu território e sua história são as muitas estruturas megalíticas que podem ser vistas em todos os lugares. Estes incluem os nuraghe, antigas estruturas fortificadas com um propósito misterioso cujo significado exato foi perdido por milhares de anos. Existem milhares de pessoas espalhadas pela paisagem da Sardenha. Há também misteriosas tumbas de pedra gigantes espalhadas pela paisagem, conhecidas como "Tomba dei gigante" ou "Tumbas Gigantes" devido ao seu tamanho.



Esses monumentos funerários maciços são construídos a partir de lajes maciças ou blocos de pedra de até 13 pés de altura, cercando uma estela central maior ou porta de pedra com uma porta oca, formando corredores, câmaras ou câmaras de até 50 pés de comprimento. O túmulo mais famoso desses gigantes foi encontrado em Codzu Vecchiu em Arzachena, norte da Sardenha. Foi construído entre 1800 e 1600 aC e foi descoberto pela primeira vez em 1966. O túmulo de Coddu Vecchiu tem um pátio composto por 11 pedras de granito em semicírculo, composto por uma estela central de 13 metros de altura que marca a entrada do túmulo e um corredor de 33 metros de comprimento.



Existem muitas lendas sobre este túmulo e outros semelhantes. Em alguns lugares, os pesquisadores encontraram um grande número de restos humanos. É por esta razão que as lendas falam de uma criatura humanóide gigante que realmente comeu os habitantes da área. Outras tradições dizem que essas estruturas eram os túmulos ou residências de gigantes reais. No entanto, o fato de poderem ser usados ​​como valas comuns públicas, simbolizando portões de passagem para a vida após a morte, não os torna menos misteriosos, como os rituais envolvidos em sua criação e o significado de seus desenhos. Não sei muito. Além disso, sabemos muito pouco sobre as pessoas que os criaram.



Uma teoria interessante é que o arranjo das pedras foi projetado para canalizar as correntes terrestres e as forças magnéticas do granito circundante e das linhas de energia, possivelmente para rejuvenescimento e regeneração, ou para proporcionar uma transição mais suave para a vida após a morte. Especula-se que esses túmulos podem ter sido construídos propositalmente em fios da terra, e o layout semicircular concentra essas forças, não apenas os mortos virão aqui, mas também os feridos, esperando que essas forças misteriosas os curem. eles. Isso é parcialmente apoiado pelos muitos visitantes desses túmulos, que relataram sentir-se revigorados durante a estadia ou sentiram energia pulsante no ar e nas pedras. Esses povos antigos entenderam esses poderes e tentaram explorá-los construindo essas tumbas maciças? A natureza exata da Tumba do Gigante permanece um mistério.



A Sardenha guarda outro mistério: estranhas estátuas representando humanóides desconhecidos. Em 1974, em terras agrícolas perto de Monte Prama, os restos despedaçados de mais de 40 estátuas maciças foram encontrados, representando guerreiros em armaduras. Eles tinham cerca de 2 metros de altura e eram feitos de pedra sólida. Eles foram abandonados por milênios. Curiosamente, as estátuas não pareciam humanas. Eles tinham rostos estranhos e assustadores com grandes círculos concêntricos para os olhos e bocas muito pequenas, às vezes inexistentes, além de pescoços alongados, que, combinados com suas armas e armaduras ferozes, lhes dão uma aparência bastante sinistra.



As estátuas, que foram batizadas de "  Kolossoi  ", foram certamente feitas pela civilização Nuragic, e provavelmente teriam sido esculpidas. Eles representariam os guardiões dos mortos para uma necrópole próxima. A descoberta dessas estátuas foi verdadeiramente revolucionária. É a primeira vez que esculturas tão imponentes são encontradas na Europa. Como eles foram projetados e seus reais propósitos permanecem enigmáticos.

Apesar disso, as estátuas foram levadas e armazenadas em um cofre do museu, onde permaneceram na escuridão. Em 2006, os pesquisadores os redescobriram e começaram a juntar alguns dos pedaços quebrados, uma tarefa assustadora, especialmente porque muitos fragmentos estavam faltando.

Demorou 4 anos para restaurar 25 estátuas de guerreiros antigos. Estes foram equipados com arcos, escudos, espadas, armaduras e capacetes com chifres. Em 2014, essas estátuas incríveis foram expostas no Museu Arqueológico Nacional de Cagliari, no sul da Sardenha. Ninguém sabe realmente por que eles foram feitos, como eles foram construídos, ou mesmo exatamente onde eles foram originalmente localizados. Este continua a ser outro mistério do povo nurágico perdido da Sardenha.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem