Anos antes de Roswell ganhar as manchetes, White Hall e Jacksonville eram pontos quentes de OVNIs
Este ano marca o 75º aniversário do mais famoso incidente de disco voador, o incidente de Roswell, Novo México, em 1947. Mas meio século atrás, naves alienígenas foram relatadas em Illinois – especialmente nesta região. Há 125 anos, o centro de Illinois foi cativado por uma série de avistamentos de naves espaciais, muitos dos quais permanecem inexplicáveis. Os incidentes fazem parte de um fenômeno nacional com relatos de aviões voando do Centro-Oeste para a Costa Oeste. Um dos avistamentos mais importantes em Illinois foi em 13 de abril de 1897, às 14h30, entre três homens em uma fazenda a um quilômetro ao norte de Nealwood. O Macuppin County Inquirer relatou que um deles tinha a forma de "um charuto ou um barco". Há "pás" na parte inferior e "coberturas de piquenique" na parte superior. A nave de aparência estranha permaneceu no campo por 15 a 20 minutos antes de seguir para o norte.
O barco também foi visto perto de Green Ridge, 2 milhas ao sul de Girard, por volta das 18h. Este avistamento teve uma reviravolta adicional, pois o Enquirer escreveu que "um homem saiu", aparentemente do próprio navio, "e começou a fazer alguns reparos nessa máquina estranha" por cerca de 10 minutos. O trabalho do estranho parecia estar funcionando, e o navio foi visto duas horas depois em Sherman, ao norte de Springfield. A nave foi vista sobre Williamsville às 8h45, ainda em direção ao norte. Aparentemente, a nave pode voar a velocidades vertiginosas, ou mais de uma. O navio foi visto sobre Edwardsville por volta das 21h e também foi visto "circulando sobre São Petersburgo". St. Louis", a mais de 160 quilômetros ao sul da área de Springfield, onde foi encontrado minutos antes. O navio, ou similar, teria retornado no dia seguinte. O navio foi visto por "centenas" em Whitehall às 20h30 do dia 14 de abril a uma velocidade "provável"
Esta é uma continuação de uma tendência em toda a região. "Todos os policiais de plantão, bombeiros e centenas de cidadãos" de Jacksonville ficaram admirados quando o barco sobrevoou a cidade na noite de 10 de abril. Na noite seguinte, em Springfield, o capataz da prisão do condado de Sangamon assistiu por 30 minutos com outro homem, testemunhando um barco com uma "luz semelhante à de um farol de locomotiva". Em um incidente separado na capital, um editor de jornal e outros líderes cívicos viram a nave do topo do Hall of Strange People e "tende a pensar nela como uma estrela excepcionalmente brilhante" até que "o elemento do movimento deixou uma marca na é "impressões" de seus pensamentos. "Um debate irrompeu sobre o que eles viram.
Alguns responderam jocosamente à aeronave, incluindo um trem de passageiros na linha Wabash perto de Quincy, que supostamente “correu por 15 minutos com o suposto dirigível” que tinha apenas duas luzes, “uma branca e outra vermelha”.
Relatos semelhantes vieram de Hillsboro, onde “o dirigível foi visto nos céus ocidentais por vários cidadãos respeitáveis”. Outros avistamentos em Illinois foram recebidos de Carlyle, Nashville, Moline, Rock Island, Lincoln, Mount Vernon e Elburn.
Nenhum estranho para OVNIs
Certamente, Illinois não é estranho aos avistamentos de OVNIs. Desde 1950, a Terra de Lincoln ocupa o nono lugar no maior número de avistamentos de objetos voadores não identificados, mais do que qualquer estado do Meio-Oeste.
Há muitos crentes em OVNIs. Em 2012, uma pesquisa da National Geographic revelou que 36% dos americanos acreditam em OVNIs, com apenas 17% contestando tal noção. O resto – uns colossais 47% – estava indeciso. No ano seguinte, uma pesquisa do Huffington Post descobriu que 48% dos adultos americanos estavam “abertos à ideia de que naves alienígenas estão observando nosso planeta”, com 35% discordando.
Mas crentes e não crentes podem concordar em uma coisa. Cerca de 80% dos americanos pensam que o governo dos EUA escondeu informações sobre OVNIs do público.
Essa crença está à luz do estudo de OVNIs mais famoso de todos os tempos, o Projeto Blue Book, um esforço abrangente na Base Aérea de Wright-Patterson em Dayton, Ohio, entre 1947 e 1969. O estudo registrou 12.618 relatos de OVNIs durante esse período, a maioria dos quais foram facilmente explicados.
Um total de 701, no entanto, ainda está listado como “não identificado”.
Em janeiro de 2015, cerca de 136.000 páginas de registros desclassificados do Projeto Blue Book foram colocados online. Isso alimentou a especulação, embora um século antes, milhares de americanos estivessem olhando para os céus e se perguntando o que tinham acabado de ver.
O impacto de Roswell
A suposta queda de uma espaçonave alienígena perto de Roswell, Novo México, em 7 de julho de 1947, capturou a imaginação dos teóricos da conspiração e lançou um fenômeno sobre OVNIs, um termo que foi cunhado pela primeira vez em 1953.
Relatos de discos voadores e outras naves espaciais, no entanto, são rastreados por alguns pesquisadores até os dias bíblicos.
Embora a onda de 1897 tenha ganhado as manchetes, o voo não era um conceito novo para a humanidade. O voo dos irmãos Wright de 1903 estava a apenas seis anos de distância, e inúmeros inventores tentaram lançar aeronaves com várias fontes de energia.
Balões estavam na consciência pública há décadas e foram usados com algum sucesso nas operações da Guerra Civil. Na Alemanha, o conde Ferdinand von Zeppelin inventou um dirigível rígido em 1874 e, em julho de 1900, suas ideias resultaram no primeiro voo dos dirigíveis que levaram seu nome e evoluíram para uma sensação global, com o amado Graf Zeppelin e o infame Hindenburg.
A onda de 1897 foi um evento nacional. Avistamentos foram relatados em Iowa, Missouri e Nebraska, onde pelo menos 200 relatos foram recebidos.
No Kansas, em 28 de março, cerca de mil moradores de Topeka relataram uma luz vermelha no céu a oeste da cidade. Relatórios semelhantes foram recebidos nas áreas ao redor da capital do Kansas.
Entre 13 e 17 de abril, 38 avistamentos foram relatados em 23 condados do Texas, principalmente em Aurora, onde um OVNI supostamente colidiu com um moinho de vento em 17 de abril.
Lá, um corpo alienígena teria sido retirado dos destroços e enterrado em um cemitério local. O incidente de Aurora tornou-se um dos mais famosos da história dos OVNIs e objeto de intensa especulação, embora muitos tenham descartado o evento como uma farsa.
OVNIs também foram vistos sobre a Califórnia, começando com uma nave lenta a uma altitude de 1.000 pés sobre Sacramento no final de 1896.

