Caso Eloá Pimentel: Quem é Lindemberg e o mistério por trás de sua culpa - Relembre o caso através do Linha Direta 2023
O Linha Direta, programa da Rede Globo, voltou a ser destaque na mídia nesta quinta-feira (4) por conta da estreia de uma nova versão do programa apresentado por Pedro Bial, que revisita o caso Eloá Pimentel e Lindemberg Alves.
O caso Eloá ocorreu em 2008 e chocou o país na época, ganhando grande repercussão midiática. A jovem Eloá, com apenas 15 anos, foi sequestrada por seu ex-namorado, Lindemberg Alves, em seu apartamento em Santo André, na Grande São Paulo. Lindemberg invadiu o apartamento armado e manteve Eloá, sua amiga Nayara Rodrigues e outros dois rapazes como reféns por mais de 100 horas.
Durante o sequestro, as negociações entre Lindemberg e a polícia não avançaram, e o caso ganhou grande cobertura da mídia, com transmissão ao vivo de muitas das ações da polícia e de Lindemberg no apartamento. Infelizmente, o desfecho do caso foi trágico, com a morte de Eloá e a sobrevivência de Nayara.
O desfecho trágico do caso gerou grande comoção e revolta na sociedade e também gerou discussões sobre a cobertura midiática do caso e sua influência na atuação da polícia e nas negociações. O caso também gerou reflexões sobre a violência contra a mulher e a necessidade de políticas públicas para prevenir e combater essa violência.
Com a nova versão do programa Linha Direta, espera-se que o caso Eloá seja revisitado de forma mais aprofundada e cuidadosa, trazendo novos elementos e reflexões sobre um dos casos mais emblemáticos da violência contra a mulher no Brasil.
![]() |
| Linha Direta relembra o caso Eloá, de 2008 - FOTO: Reprodução/TV Globo |
Lindemberg Alves Fernandes, com 22 anos na época, foi o responsável pelo sequestro e assassinato de Eloá Pimentel. Durante quase 5 dias, a jovem permaneceu em cárcere privado. Nayara Rodrigues, amiga de Eloá, também foi mantida como refém, mas foi libertada após negociações.
![]() |
| CASO ELOÁ: LINDEMBERG ALVES MATOU ELOÁ CRISTINA - REPRODUÇÃO |
COMO LINDEMBERG ESTÁ HOJE
Lindemberg, que foi condenado em 2012 por uma série de crimes, recebeu uma sentença de 98 anos de prisão na época. No entanto, a pena máxima permitida no Brasil é de 30 anos. Ele foi julgado e condenado por homicídio duplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, cárcere privado e disparo de arma de fogo, relacionados ao caso de Eloá, sua ex-namorada.
No ano de 2020, Lindemberg solicitou a progressão de sua pena, e acabou sendo beneficiado com essa medida em 2021.
Tags
NOTICIAS DO MUNDO


